Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Tuédoidé? / Curiosidades

SACIEDADE X COMPULSÃO

É fome ou gula? Saiba diferenciar uma da outra!

segunda-feira, 21/09/2020, 10:15 - Atualizado em 21/09/2020, 10:15 - Autor: Com informações do UOL


Fome ou gula: você sabe diferenciar?
Fome ou gula: você sabe diferenciar? | Reprodução

Você alguma vez já ficou pensando se exagerou na dose logo depois de comer? Será que era fome mesmo ou gula? Como diferenciar uma da outra? As informações são do UOL.

Segundo especialistas, a fome nada mais é do que um sinal do corpo, uma sensação fisiológica que ocorre quando o organismo percebe que algum nutriente está em baixa concentração. Nesse caso, pode ser glicose, aminoácidos, gorduras.

A saciedade também é um estímulo, mas que funciona como um freio, avisando que já é hora de parar de comer. 

No banho e onde puder: conheça 5 posições para fazer sexo em pé

Já a gula, está relacionada a questões emocionais e não depende de a pessoa estar satisfeita ou não. Ela é uma forma compulsiva de se alimentar e normalmente se manifesta com a vontade de comer algum alimento específico ou quando o indivíduo continua comendo mesmo depois de satisfeito.

Mulher é levada no paralama de motocicleta durante discussão com homem; veja o vídeo!

A gula, claro, nunca se manifesta com a vontade de uma salada, por exemplo. Sempre é de alguma guloseima. O estado afetivo de uma pessoa pode desencadear a vontade por determinado tipo de alimento. Mas, segundo especialistas, o problema está quando a compulsão ocorre sempre e/ou a pessoa se sente culpada após comer. Ou, ainda, quando a pessoa cria o hábito de comer sozinha, por vergonha da quantidade do alimento ingerido.

Nestes casos acima, é bom procurar um especialista, pois pode ser indicativo de distúrbios psicológicos como ansiedade e estresse.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS