Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Mundo-Notícias

PANDEMIA

Kim Jong-un confirma "zero casos" e comemora "sucesso brilhante" no combate ao coronavírus

sexta-feira, 03/07/2020, 16:35 - Atualizado em 03/07/2020, 16:35 - Autor: Com informações BBC


Imprensa estatal diz que Kim fez alerta contra relaxamento apressado das restrições
Imprensa estatal diz que Kim fez alerta contra relaxamento apressado das restrições | Reprodução

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a agência  de notícias estatal KCNA, em uma reunião do Politburo, Kim disse que o país "impediu a invasão do vírus maligno e manteve uma situação estável".

Segundo o líder coreano, a Coreia do Norte fechou suas fronteiras e isolou sua população há seis meses, quando o vírus começou a se espalhar pelo mundo. O governo confirmou ainda que não possui casos da doença, embora especialistas digam que isso é improvável.

Ainda segundo o jornal, Kim teria "analisado em detalhes" a estratégia nacional de combate ao vírus dos últimos seis meses em uma reunião do Politburo na quinta-feira (2 ). Ele disse que o sucesso no tratamento da doença foi "alcançado pela liderança perspicaz do Comitê Central do Partido".

Mas o líder norte-coreano enfatizou a importância de manter "o alerta máximo sem relaxamento na frente antiepidêmica", acrescentando que o vírus ainda estava presente nos países vizinhos.

"Ele alertou repetidamente que a flexibilização apressada das medidas antiepidêmicas resultará em uma crise inimaginável e irrecuperável", informou a reportagem da KCNA.

No entanto, Oliver Hotham, editor-chefe do site NK News, especializado em notícias da Coreia do Norte, disse à BBC que isso provavelmente não era verdade.

"É muito improvável que a Coreia do Norte não tenha registrado casos porque faz fronteira com a China e a Coreia do Sul. [Especialmente com a China], dada a quantidade de comércio transfronteiriço ... realmente não vejo como é possível que eles (norte-coreanos) possam ter evitado isso", disse.

"[Mas] eles realmente tomaram precauções cedo [então] acho que é possível que eles tenham evitado um surto completo." completou!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS