Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Brasil

QUEIMADAS

Fumaça do Pantanal chega ao Rio de Janeiro e pode causar "chuva preta"

sábado, 19/09/2020, 15:59 - Atualizado em 19/09/2020, 18:07 - Autor: Com informações de UOL


| Agência Brasil

O incêndio que destrói o Pantanal há um mês pode impactar o Rio de Janeiro a partir deste sábado (19). As fumaças das queimadas no centro-oeste do Brasil podem ser levadas até a região sudeste, chegando até o estado fluminense, segundo a MetSul Meteorologia. E tem mais: a chegada de uma frente fria com precipitações podem causar o fenômeno chamado “chuva preta”.

De acordo com a previsão, a fumaça deve chegar ao Rio transportada pelo corredor de umidade que vem da Amazônia, passa pelo Pantanal e atinge também São Paulo e o sul de Minas Gerais. As possíveis alterações climáticas, que devem derrubar a temperatura no estado a partir de domingo (20), ocorrem devido ao encontro com a frente fria que se aproxima.

CHUVA PRETA

As chuvas combinadas com a fumaça dão origem a uma água de tons mais escuros, como aconteceu em estados do sul do país nesta semana. A fuligem ou o chamado carbono negro (soot) é originário das queimadas e, suspensos na atmosfera, se alia à chuva, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Outro efeito da fumaça no Rio de Janeiro é a possibilidade de o céu ficar mais escuro. Isso acontece por causa da mistura das nuvens com a fumaça. Mas esse fenômeno não será como o que aconteceu na costa oeste dos Estados Unidos onde o céu ficou em uma tonalidade laranja. Esta tonalidade surge quando a fumaça encontra com nevoeiros costeiros.

Veja mais:

+ Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

+ Bolsonaro diz que o "Brasil está de Parabéns" na preservação ambiental, enquanto Pantanal queima


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS